sexta-feira, 29 de março de 2013

O ESTADO BRASILEIRO E SUAS COMISSÕES






As nomeações de Blairo Maggi e Marco Feliciano para presidentes de comissões importantes das estâncias de construções de políticas nacionais, traz para a sociedade brasileira a informação que o país está indo por um caminho muito distante do que espera o cidadão brasileiro. Eleger, isso mesmo, eleger pelo voto dos demais estes nomes, para construir a política nacional de desenvolvimentos destes temas, significa mais que amarrar o cachorro com linguiça ou colocar o lobo para tomar conta do galinheiro, como diriam os meus pais. Sinaliza que o projeto de enfraquecimento dos movimentos organizados da sociedade, sobretudo nestes campos, é de fato uma estratégia e se dá de forma clara, objetiva e direta. Colocar um homofóbico e racista declarado para pensar e coordenar as ações "desta casa" em prol das populações tradicionais, homosexuais, empobrecidos, excluídos pode significar outra coisa que não seja o retrocesso de todas as conquistas já alcançadas? (que não são muitas)
Mais ainda exaspera o silencio dos circundantes, esses sim eleitos pelo voto popular, declarando sem pudor a anuência à estratégia de proteção mútua para alcançar os seus interesses, antagônicos ao dessas comissões, meio ambiente e direitos humanos. Onde estão as grandes ONGs que até aqui alcançaram seus objetivos com recursos federais

Nomear pelo mesmo processo o "rei da soja", para presidir a Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, para também pensa e coordenar as ações, "desta casa" em prol do meio ambiente e dos consumidores é demonstrar que tudo o que foi construído com muita luta pelo movimento social ambiental e todas as instituições e correntes correlacionadas de proteção ambiental e de defesa ao consumidor possa ser minorizada ou desvalorizado.
Fatos como estes na política nacional contemporânea, aponta para um futuro próximo muito ruim para o País, demonstrando no cenário político internacional que não temos capacidade de avançar no fortalecimento da Justiça Social e Ambiental que esta comunidade tanto precisa sem sermos interrompidos por interesses cretinos.

Nenhum comentário: